A utilização da Válvula solenoide em sistemas de refrigeração

Você está aqui:

08/08/2018

A válvula solenoide tem a função de interromper o fluido em momentos que isso se faça necessário. Uma das funções principais da válvula solenoide é ser utilizada na função pump-down.

Uma válvula solenoide pode ser de dois tipos:

• Normalmente fechada. Nesse caso a válvula está sempre fechada e somente se abre quando recebe eletricidade.

• Normalmente aberta. Nesse caso a válvula está sempre aberta e somente se fecha quando recebe eletricidade.

Separação entre a parte elétrica e a mecânica.

Imagine que problema gerado quando o enrolamento elétrico da solenoide apresenta problema. Seria necessário remover todo o solenoide e isso demandaria  muita mão de obra, inclusive tendo de mexer na parte do fluido refrigerante. Por esse motivo muitos fabricantes passou a fabricar a solenoide com duas peças separadas. Isso simplificou em muito o trabalho evitando muita mão de obra desnecessária. Em caso de defeito, trocamos apenas a bobina, sem ter que mexer no restante do sistema.

Uma das aplicações mais populares da válvula solenoide está nos sistemas de refrigeração. Eles são usados ​​em aparelhos de ar condicionado para mudar a direção do fluxo do refrigerante para que eles possam ser usados ​​para fins de refrigeração no verão e para fins de aquecimento no inverno. No verão, a bobina de arrefecimento do ar condicionado está localizada dentro da sala e o condensador fora da sala enquanto as suas funções são invertidas no inverno, pois a máquina atua como a bomba de calor. O papel dos condensadores e dos evaporadores é revertido devido à inversão do fluxo do refrigerante que é trazido pela válvula solenoide.

Nas grandes instalações de refrigeração, os compressores são de vários cilindros. Cada cilindro ou os grupos dos cilindros estão conectados aos descarregadores, que não são senão as válvulas solenoides. Estas válvulas de solenoide são operadas pela pressão de descarga do compressor. No ciclo de trabalho normal, esta válvula solenoide permite que o refrigerante flua do compressor para o condensador e depois para as outras partes do ciclo de refrigeração. Mas quando não há carga de resfriamento (o resfriamento não é necessário), a válvula solenoide fecha e dirige o refrigerante para a válvula de sucção em vez do condensador. Assim, o refrigerante continua movendo-se do lado de sucção para o lado de descarga e de volta para sucção sem produzir nenhum efeito de resfriamento.