Açúcar: preços voltam a cair nos mercados internacional e interno

Você está aqui:
Ján Messaros, SXC Ján Messaros, SXC

25/08/2014

Os preços do açúcar encerraram a semana em queda no mercado internacional. Nesta sexta-feira (22), a commodity foi cotada em 15,64 centavos de dólar por libra-peso, no vencimento outubro/14, na bolsa de Nova York. Uma retração de 35 pontos no comparativo com a véspera.

"O mercado de açúcar em NY fechou a semana em queda depois de ensaiar uma robusta recuperação ao longo da semana, totalmente devolvida com o pregão de sexta-feira. O março/2015 também experimentou a mesma pressão, encerrando com 5 dólares por tonelada de baixa. Os demais meses fecharam com quedas menores entre 1 e 4 dólares por tonelada", comentou em seu artigo semanal o Diretor da Archer Consulting, Arnaldo Luiz Corrêa.

Em Londres, no mesmo vencimento, a commodity fechou a US$ 425,70 a tonelada, queda de 7 dólares se comparado com a quinta-feira (21).

Corrêa comentou ainda sobre o ritmo de fixações neste mês que, de acordo com ele, foi acelerado. "Muita gente se afobou e despejou o que possuía. Alguns rolaram para o março. Como disse um experiente executivo do mercado, na mais pura linha filosófica nelsonrodriguiana: "quando abaixa a água da piscina é que você vê quem está pelado". Ou seja, com a queda do mercado é que se percebeu que algumas empresas estavam mais expostas do que deveriam", explicou.

Mercado Interno
O mercado interno também teve baixa na sexta-feira. O açúcar caiu 0,44% e os negócios foram firmados pelas usinas paulistas em R$ 45,37 a saca de 50 quilos do tipo cristal, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Fonte: Biocana, com informações de Agência Udop, escrita por Patrícia Mendonça