Canaviais da Tereos receberam 50% menos chuva em janeiro

Você está aqui:
Jesuino Souza, SXC Jesuino Souza, SXC

26/01/2015

O diretor da divisão de cana-de-açúcar do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira (26/1) ao Broadcast da Agência Estado que os canaviais da Guarani receberam apenas 50% da chuva prevista para o mês de janeiro. De acordo com o executivo, voltou a preocupação quanto ao desenvolvimento das plantas - em 2014 a estiagem afetou a produção no Centro-Sul. Sobre o atual momento, Jacyr Costa diz que é cedo para um prognóstico para a safra 2015/16, que se inicia oficialmente em abril.

Sobre a reintrodução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na gasolina, Costa diz que a decisão do governo é "bem-vinda", por "reconhecer a importância do combustível renovável (etanol)". "Ainda é inferior, mas é uma sinalização (por parte do governo", destacou. A Cide voltará a incidir sobre a gasolina em R$ 0,22, menos que o R$ 0,28 por litro de quando foi criada, em 2001. O executivo da Tereos disse também que a nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, é um nome importante para o setor sucroenergético. "É excelente. Conhece o agronegócio e manifestou preocupação com o etanol em seu discurso de posse."

Costa participa do lançamento, hoje em São Paulo, do Selo Energia Verde, desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) em acordo de cooperação com Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O Selo será entregue a empresas que utilizam pelo menos 20% de energia elétrica produzida de forma sustentável, como por cogeração em usinas de cana.

Fonte: Udop, com informações de Estadão Conteúdo