Cosméticos para animais conquistam o mundo pet e ganham espaço no mercado

Você está aqui:
Foto: TNONLINE Foto: TNONLINE

07/11/2016

Não é de hoje que as clínicas veterinárias viraram verdadeiros salões de beleza. Elas têm realmente funcionado como um centro de estética animal, oferecendo corte, hidratação, escovação e até chapinha. Mas os cuidados com a beleza e bem estar dos bichinhos têm cada vez mais conquistado novos adeptos e chamado a atenção com tantos produtos novos no mercado. As opções de cosméticos destinados para esse público são diversas. Os produtinhos de beleza vão desde os mais simples até os mais sofisticados. Shampoos e condicionadores que são os mais tradicionais ganham novos diferenciais e passam a oferecer uma gama de aromas, onde é possível encontrar cheiros para todos os gostos.

E há quem se engana que tais cosmético servem apenas para higienizar a pelagem do animal. “São cosméticos que limpam, hidratam, dão maciez, brilho e acima de tudo tratam também a pele do animal. Tem para as peles ressacadas, oleosas, descamadas”, detalha o médico veterinário Anderson Rodrigues da Silva, proprietário da Clínica Doctor Zoo, em Arapongas (norte do Paraná).

Silva explica que as raças mais afetadas com reações epidérmicas são os Shih-tzu, Lhasa apso e os Yorkshire. “Para esses animais têm ainda os cosméticos terapêuticos, que contam com produtos à base glicerina, aveia, ômegas e até antibióticos que também conseguem fazer essa dupla função de tratar e cuidar da pele e do pelo”.

Protetor solar
O protetor solar é outro produto que tem chegado de mansinho e aos poucos promete fazer parte do dia a dia dos animais. Esses cosméticos são recomendados principalmente para cachorros e gatos com pelagem clara. O uso se faz necessário pelo mesmo motivo dos humanos: cuidado e prevenção. “Geralmente esses bichinhos tem a pele rosada e muito sensível. Eles têm maior probabilidade de desenvolver tumores, como o melanoma, por exemplo”, afirma Silva.

O veterinário acrescenta que os protetores solares são fluídos absorvidos na pele e no pelo, que não deixam a região úmida e ainda em sua maioria, são a prova de água. Ele indica fatores acima de 15 e que devem ser aplicados duas vezes ao dia, com reforço na região do nariz e orelha nos gatos e face e dorso nos cachorros. “E assim como nós, também é interessante passar mesmo se não for ficar em contato direto com o sol”, pontua.

Desodorantes e perfumes

Os desodorantes e perfumes são cosméticos mais populares e conquistam espaço no mundo pet de forma mais rápida. O sucesso tem ficado por conta dos aromas, como os cítricos ou morango, chocolate e damasco. E a outra novidade agora é que eles também vêm identificados para macho ou fêmea e isso altera a fragrância. E assim como os outros cosméticos também é possível encontrar as opções hipoalergênicas.

Repelentes
E com a aproximação do verão, não podemos esquecer dos terríveis mosquitinhos. Os animais também são alvos certeiros e sofrem com as picadas dos insetos. Para prevenir seu cãozinho e também seu gato, há ótimas opções de repelentes para animais, produzidos à base de citronela, que espantam os mosquitos e garantem um passeio tranquilo com seu pet.

E como a demanda tem crescido, hoje é possível encontrar todos esses produtos com preços em conta e Silva ainda garante que há opções para qualquer faixa de poder aquisitivo. “A linha é enorme, então a concorrência também favorece o preço. E tem ainda os manipulados, que são em torno de 30% mais baratos”.

Visita periódica
Hoje em dia uma das grandes procuras nas clínicas veterinárias é o espaço de Pet Shop. De acordo com Silva, 50% dos atendimentos da Doctor Zoo são para a beleza do animal. “A maioria das pessoas traz o cachorro para um simples banho, mas já quer algo a mais”.

E quando esses animais vão para o “salão” parecem até gente grande. Tem aqueles que passam uma tarde se embelezando e há ainda os que são atendidos com hora marcada e precisam estar prontos dentro do combinado. Há também aqueles que têm visita programada quinzenalmente e ainda os que marcam presença pelo menos uma vez na semana.

Tendência de tosa
Não é por menos, em uma visita ao Pet, esses animais podem aproveitar e fazer uma hidratação, limpeza de nariz, ouvido, ocular, cauda, axila, escovação do pelo e chapinha. Até mesmo as tosas que antes eram serviços básicos ganharam mais destaque. “Cada corte segue uma tendência ou até uma estação. Tem a tosa verão, tosa inverno, tosa bebê...”

Esmalte
E aos donos que querem proporcionar para seus animaizinhos tudo aquilo que seus pets têm direito, podem então arriscar nos cortes de unha com direito a esmaltação. Silva conta que há esmaltes, adesivos e até unhas postiças feitas em gel que podem ser aplicadas em gatos e cachorros. “São confeccionadas com materiais próprios para eles, mas ainda assim tem que tomar cuidado caso o bixinho manifeste alguma reação”.

Fonte: TNOline, escrito por Nathalie Bagatini