Diferenças entre uma válvula de esfera e uma válvula borboleta

Você está aqui:

13/12/2018

Válvulas de esfera e válvulas de borboleta são válvulas rotativas de um quarto de volta (de 90 graus de abertura total para totalmente fechada). A família de válvulas rotativas também inclui válvulas de cone e bujão. Eles são usados ​​para controlar o fluxo da maioria dos tipos de gases ou líquidos em uma ampla gama de temperaturas e pressões. Válvulas de borboleta e esfera são populares por seu custo relativamente baixo, longa vida útil e confiabilidade. No entanto, existem algumas diferenças para ajudar o usuário a escolher entre elas.

 

Válvulas de esfera

Uma válvula de esfera é (em termos mais simples) uma bola com um buraco passando por ela. Girar a válvula posiciona o furo para bloquear, bloquear parcialmente ou completar a linha de fluxo através da válvula.

As vantagens das válvulas de esfera incluem uma boa vedação ou pouco ou nenhum vazamento quando a válvula está totalmente fechada. Uma válvula de esfera girará independentemente da pressão no lado da alimentação. Se o orifício através da válvula for tão grande ou maior que o diâmetro interno do tubo de alimentação, a válvula de esfera oferecerá essencialmente nenhuma queda de pressão ou restrição quando totalmente aberta.

 

As válvulas de esfera são freqüentemente usadas em linhas de alta pressão de líquido ou gás, geralmente com 6 polegadas ou menos de diâmetro, onde um corte completo é importante.

Válvulas De Borboleta

Uma válvula borboleta é um disco montado em um eixo giratório. Quando totalmente fechado, o disco bloqueia completamente a linha. Quando totalmente aberto, o disco está em ângulo reto com o fluxo de gás ou líquido.

Uma das vantagens das válvulas borboleta é que elas são relativamente baratas de construir e manter. Eles são a válvula mais comum para sistemas de água de grande volume, como obras de água municipais. Eles podem ser usados ​​para aplicações de líquidos sujos, como esgoto ou controle de água do rio.

O disco da válvula de borboleta ainda está na linha de fluxo da válvula quando totalmente aberto, portanto, sempre haverá uma queda de pressão através de uma válvula borboleta. Além disso, se a diferença de pressão na válvula borboleta for grande, pode ser difícil abrir a válvula. Algumas aplicações exigem uma válvula de derivação para diminuir a diferença de pressão antes que as válvulas borboleta grandes possam operar.

Diferenças

Válvulas de borboleta são menos dispendiosas e geralmente mais leves do que outros tipos de válvulas. Uma válvula borboleta para um tubo de grande diâmetro é muito menor que seu equivalente de válvula de esfera.

As válvulas borboleta não vedam tão completamente quanto as válvulas de esfera e raramente são usadas para controlar os fluxos de gás. Válvulas de esfera fornecem um selo confiável.

Em aplicações de alta pressão, a válvula esférica fornecerá características de corte superiores, além de não ter problemas para girar ou precisar de um esquema de balanceamento de pressão.