Laranja: produtores da Flórida obtêm verba de US$ 125 milhões para combater o greening

Você está aqui:
Imagem: Simone Rodrigues da Silva Imagem: Simone Rodrigues da Silva

10/02/2014

Produtores americanos, apoiados pelas indústrias de suco dos EUA, conquistaram junto ao governo a liberação de US$ 125 milhões de dólares. Os recursos, previstos pela lei que garante subsídios à agricultura americana, a Farm Bill, serão aplicados nos próximos cinco anos em estudos e pesquisas sobre o combate ao greening, uma das principais doenças da laranja.

Para o presidente de Câmara de Citricultura do Ministério da Agricultura, Marco Antonio dos Santos, o problema brasileiro, ao contrário dos Estados Unidos, está na falta de articulação e organização dos produtores, que reclamam que suas reivindicações não são atendidas pelo governo. Ele acretida que a criação do Consecitrus, associação entre produtores e a indústria de sucos cítricos que estabelece políticas e diretrizes para o setor com a criação de parâmetros para preços referenciais de mercado, poderia fortalecer a cadeia da laranja no Brasil.

O julgamento sobre a criação do Consecitrus deve ocorrer no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve ocorrer no próximo dia 19, de acordo com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Fonte: Globo Rural