O guia básico de Válvula de retenção

Você está aqui:
O guia básico de Válvula de retenção O guia básico de Válvula de retenção

O guia básico de Válvula de retenção

As válvulas de retenção são dispositivos utilizados para a proteção dos sistemas hidráulicos dos refluxos de água, quando à paralização das bombas. Como sua função secundária, a válvula de retenção tem grande importância no amparo da coluna da água durante a paralisação das bombas, abaixo segue um guia pratico para entender sobre válvula de retenção e suas aplicações.

Há diversos tipos de válvula de retenção, a escolha do tipo é baseada na finalidade que ela exercerá na instalação que é aplicada.

Por exemplo uso de Válvula de Retenção:

 - Em uma instalação que contenha um reservatório hidropneumático, o fechamento da válvula de retenção deverá ser o mais rápido possível para evitar perda de água do reservatório e, também evitando um choque mais violento da portinhola contra o anteparo.

Esse tipo de válvula de retenção é munido de molas para o seu fechamento, e o conjunto móvel tem o nível de inércia baixa. Tem outros tipos de válvula de retenção que possuem portinhola articulada, dupla portinhola, entre outros.

Funcionamento da Válvula de Retenção 

De forma geral, as válvulas de retenção são instaladas no inicio das linhas de tubulações de recalque, entre a saída das bombas e dos registros, para que consiga proteger as bombas de golpe de aríete, ação que ocorre devido a cessação brusca do escoamento, em casos especiais por falta de energia elétrica. Este posicionamento da válvula de retenção é o mais adequado, por facilitar inspeções e possíveis consertos.

Em função do tipo da válvula de retenção, ela permite o deslocamento da água em um único sentido. É de extrema importância se atentar na instalação que deve ser feita, de modo que a portinhola abra no sentido do fluxo. Em casos convencionais o sentido do fluxo é indicado por uma seta grava na lateral do corpo da válvula de retenção.

As válvulas de retenção podem conter o By Pass, caso deseje o retorno da água retida pós paralização das bombas. Pode ser de grande utilidade este retorno de água, para facilitar o esvaziamento dos tubos e peças a serem retirados para possíveis reparos e substituições, para o escoamento das bombas providas de válvulas de retenção de pé com crivo, pois este dispositivo não possui um estanque perfeito, podendo assim haver entrada de ar no trecho aéreo da sucção, após longos períodos de parada, inclusive após inspeções e consertos, ou seja, as válvulas de retenção podem ser equipadas  com By Pass, permitindo o escoamento da água para a parte isolada pelas próprias válvulas de retenção, quando houver a necessidade de desmontar para manutenção.

Tipos de Válvula de Retenção

A válvulas de retenção, em sua grande maioria, operam com uma mola que é acionada devido à pressão em um determinado período. Quando está pressão, que é causada pelo líquido ou gás que vem de um lado da válvula atinge a faixa, o disco da válvula de retenção retrocede ou gira para que possa permitir a passagem do fluxo, até que a pressão cai abaixo do intervalo.  E é quando o disco retorna para o ponto morto e é fechado, permitindo que a pressão se acumule novamente.

O Guia básico de valvula de retenção, Compreendendo está última passagem, lista os principais tipos de válvulas de retenção que trabalham nesse esquema.

Válvula de retenção de esfera: Uma válvula de retenção esférica possui um gargalo invertido, com uma bola firmada na parte mais apertada da porta da mola. No lado contrário o fluído (líquido ou gás) inicia a aplicação da pressão sobre a esfera, assim, a mola de contato permite o fluxo via a porta. Ao diminuir a pressão, a mola retorna a bola para a posição firmada na parte estreita da porta, bloqueando o fluxo

Válvula de retenção de elevação: Válvulas de retenção de elevação necessitam de uma alta pressão para que consigam abrir. No centro da válvula, o disco está localizado em uma mola que o empurra para baixo. Quando a pressão da entrada atinge a faixa de pressão necessária, o disco levanta e permite que o líquido do lado saia. Quando se tem a pressão acumulada no outro lado a válvula para, criando o refluxo, força o disco para baixo novamente, bloqueando o fluxo. Elas são muito simples para projetar e instalar, mas elas só podem ser usadas em aplicações onde uma pequena quantidade de refluxo é aceitável, porque elas têm uma tendência a fuga quando em viagem através da porta.

Válvula de retenção basculante: O disco abre e fecha através de um pino. Quando a pressão cresce, o disco se torna de costas e então se fecha quando a pressão de refluxo é aumentada.

Válvula de retenção tipo wafer: A válvula de retenção tipo wafer é um dispositivo mais em conta e mais leve que as demais, mas opera no mesmo esquema. O disco de uma válvula de retenção wafer é uma fina folha de metal, que permite que seja conectada entre dois flanges. As válvulas de retenção de elevação e basculantes são muito volumosas para funcionar em tal posição. A válvula de verificação tipo wafer pode funcionar tanto como uma mola ou dobradiça para permitir o fluxo.

Válvulas de retenção de disco bipartido: Como muitos tipos de válvulas, uma divisão da válvula de retenção de disco utiliza um pedaço de metal como um disco, mas o seu disco é bifurcado abaixo do meio. Quando uma ruptura da válvula de retenção permite o fluxo do disco, dobra-se sobre o centro de separação de volta para si mesmo. Quando a pressão inverte, os dois lados se desdobram para trás em um disco achatado.

Todas as válvulas de retenção,  são colocadas em um grande teste de pressão, de resistência mecânica, com o aparelho aberto. Sob pressão hidráulica igual à pressão máxima de serviço acrescida no mínimo de 50% de estanqueidade, com dispositivo em posição fechada, sob pressão hidráulica igual à pressão máxima de serviço.

By Pass

O By Pass é uma passagem de tubos externa que contorna a gaveta, permitindo a passagem paralela do fluído em relação à válvula de retenção. Esse dispositivo pode equipar as válvulas de portinhola única, trazendo vantagens, permitindo o fluxo do fluído ir para parte da tubulação isolada pela própria válvula de retenção, o que facilita os trabalhos de manutenção ou modificação da válvula ou tubulações. Podendo também facilitar o escoamento das bombas ou possibilitar a passagem de água para a tubulação de sucção.

Caso a válvula de retenção não dispor de By Pass, caso necessário, deve ser feito na própria tubulação.

Saiba mais... https://www.jefferson.ind.br/conteudo/valvula-de-retencao.html 

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios