O que é Pneumática ?

Você está aqui:

02/08/2018

Por Leonardo Leite

Você pode não saber disso, mas a pneumática está sempre presente em nossas vidas e você provavelmente irá encontrá-la de uma forma ou de outra, à medida que for realizando o seu dia-a-dia.

É no transporte público, na rua, dentro de prédios, e aparece em todos os tipos de máquinas que fazem os produtos que você consome todos os dias.

Então, como pode algo estar em quase toda parte e você ainda não tem praticamente nenhuma ideia sobre a sua existência?

Bem, a pneumática funciona bem na frente dos seus olhos o tempo todo, mas se você não sabe o que é, vamos procurar sanar todas suas dúvidas com este artigo sobre o que é pneumática.

O que significa pneumático?

A pneumática é uma forma de engenharia que utiliza ar ou gases pressurizados para fazer com que as peças e as máquinas operem e funcionem.

Quando você vê uma máquina de café expresso, uma britadeira e freios a ar em uso, ela está operando de alguma forma ou forma, utilizando pneumáticos.

Algumas máquinas operam e funcionam usando pneumática como parte do projeto, como uma máquina de café expresso quando bombeia ar através da máquina.

Outras máquinas usam pneumáticos como elemento central de seu projeto, como uma britadeira, que utiliza pneumática para operar as peças que comprimem a superfície do solo.

 

O que é um sistema pneumático?

Há muitas maneiras de usar a pneumática para fazer com que algo funcione, mas, em resumo, ela controla o fluxo de ar comprimido para permitir que algo funcione de uma maneira específica.

Um sistema pneumático pode operar com válvulas, cilindros e bombas que extraem ar comprimido de um receptor, que é como um reservatório, no qual o ar é canalizado. Em seguida, ele usa esse ar para fazer uma parte ou uma função da máquina de uma determinada maneira.

Todo o propósito da pneumática é usar essa pressurização de ar para permitir que algo funcione com uma aplicação de força.

Um sistema pneumático utilizará dois recursos principais para executar a tarefa pretendida. Estes são um regulador e um atuador.

Um atuador é o que faz com que o ar comprimido seja liberado e isso pode ser operado por algo tão simples quanto uma alavanca.

O principal modo de funcionamento do regulador é auxiliar na distribuição do ar pressurizado e permitir que a energia seja distribuída por todo o seu sistema.

 

Onde é usado a pneumática?

A pneumática pode ser encontrada na maioria das máquinas e é usada em várias indústrias, como hospitalidade, automotiva, construção, fábricas e fábricas.

A pneumática é usada em toda a sua volta e você terá dificuldades para andar pela rua da cidade sem encontrá-la sendo usada de alguma maneira.

As portas automáticas para o ônibus da cidade provavelmente utilizam pneumática para torná-las abertas e fechadas com o toque de um botão. Preste atenção ao som que ele faz da próxima vez que você ouvir e você poderá ouvir o ar sendo liberado.

Já ouviu um grande veículo fazer um som alto quando ele trava como se o ar estivesse sendo liberado? Esse é o som dos freios pneumáticos, que permitem que essas máquinas pesadas parem, pois exigem freios mais fortes devido ao seu peso.

Você já usou uma bomba de bicicleta antes? Isso também está aplicando o uso de pneumáticos como o ar é comprimido através da bomba e no pneu.

Estas são apenas algumas das muitas peças de equipamento e maquinaria que utilizam a pneumática para desempenhar a sua função e pode literalmente estar rodeado por muito mais.

Extintores de incêndio, panelas de pressão e até mesmo alguns equipamentos de exercício podem usar pneumáticos para realizar suas funções e seria quase impossível para você não ter usado algo em sua vida que opera com o uso de pneumáticos.

Vantagens

Energia eficiente

O gás comprimido pode ser extremamente eficiente em termos de energia, pois os recursos necessários para executar determinadas tarefas podem ser mínimos em alguns casos. Mesmo em comparação com o próximo elemento mais provável a ser usado como operador, que é a eletricidade, pode-se comprovar que o gás comprimido é muito mais eficiente em termos de energia na maioria dos casos.

 De longa duração

A quantidade de gás comprimido necessária para operar alguns equipamentos e maquinário também pode ser incrivelmente longa. Um bom exemplo disso são as portas que você vê no ônibus e elas podem passar por longos períodos de tempo sem precisar de um serviço.

 Manutenção Mínima

Embora os sistemas pneumáticos possam ser bastante complexos de montar, uma vez em operação, eles podem exigir pouca ou nenhuma manutenção por longos períodos de tempo. Alguns sistemas podem ser um caso de set and forget, enquanto outros precisarão de um check-up de vez em quando.

 Desvantagens

Som

Alguns sistemas pneumáticos podem ser bastante ruidosos devido à quantidade de força que está sendo exercida. Você provavelmente já ouviu falar de freios a ar em muitas ocasiões e o som é suficiente para interromper sua linha de pensamento e fazer com que você perceba isso.

 Vazamento Potencial

O ar comprimido precisa ser armazenado em um espaço vazio que tenha sido corretamente vedado para evitar vazamentos. O gás é mais difícil de selar e a imensa pressão que alguns receptores têm que lidar pode ser demais se eles não forem projetados adequadamente para suportá-lo além de serem selados.

 Condensação

Sistemas pneumáticos não podem trabalhar debaixo d'água e o acúmulo de umidade pode prejudicar seu desempenho. Isso pode afetar a facilidade com que o ar é retirado do receptor e pode alterar a forma como os níveis de pressão e lubrificação são mantidos em alguns sistemas.

 

O futuro da pneumática

A pneumática já existe há algum tempo e continuará sendo por muito tempo. Com sua eficiência energética, longevidade e uma quantidade mínima de manutenção necessária, ela continuará a ser uma escolha popular quando se trata de construir máquinas e certos tipos de equipamentos.

Parques de diversão, automóveis, mineração, impressão e têxteis usam sistemas pneumáticos e é difícil vê-los sendo eliminados a qualquer momento.

Pneumática é a força motriz por trás de muitas das coisas que temos neste mundo e você pode descobrir que ela influenciou algo que você tem ou usa regularmente, mesmo que não tenha uma propriedade pneumática em si.

Conheça nossas valvulas pneumaticas e e Atuadores pneumaticos , Click no link abaixo e saibas mais:

Válvulas Pneumáticas e acessórios Conheça nossas Valvulas pneumaticas 

Cilindro Pneumáticos Atuador pneumatico 

 

Faça um Comentário