O que está segurando o mercado de válvula esfera?

Você está aqui:
Válvula Esfera Alta Pressão Válvula Esfera Alta Pressão

28/02/2018

A principal característica deste produto no Mercado Brasileiro é a válvula Esfera com seu obturador esférico vazado e corpo tripartido. Este tipo de construção atualmente é produzida em muitas fabricas nacionais e em larga escala. A válvula esfera foi desenvolvida para permitir a passagem do fluido e na maior parte da suas aplicações, o fluido é agua. Para funcionar corretamente ela precisa ficar alinhada com a tubulação e deve ficar aberta completamente. São  válvulas  ideais para estanqueidade 100% e com abertura de resposta rápida. Grande parte delas são construídas com passagem total, mas existe um mercado que compete em preço buscando reduzir o custo para o cliente, oferecendo valvula esfera com passagem reduzida.

No Mercado de Valvulas esfera as normas de especificações técnicas são BS 5351 e testes BS 6755/API. No Brasil existe um mercado de valvula esfera para aplicações especiais, produzidas em materiais resistentes à fluidos corrosivos e com partículas em suspensão, e fluidos de alta pressão. Trata-se de um dispositivo confiável, funcional, resistente e durável, para aplicações em indústrias. como Petroquímicas e gasoduto.

O Mercado de valvula esfera é muito atrativo, pois o número de empresas que competem com este mercado é bem reduzido. Boa parte dos projetos que utilizam valvulas esfera especiais utilizam válvulas importadas, pois dependendo da aplicação o Brasil não possui industrias especializadas para atender este mercado. Assim ficam com empresas nacionais que importam válvulas esferas especiais, ou a própria indústria de consumo compra essas valvulas esferas no exterior para ser utilizada em suas obras.

A alta do dólar e a constante variação de preço do minério está segurando o mercado de válvula esfera no Brasil. O mercado interno não fabrica e pouco trabalha com valvulas esferas especiais e acaba competindo com o mercado asiático, que tem preços bem competitivos devido à mão de obra barata e taxa de câmbio controlada. Uma das saídas para os fabricantes nacionais é apostar no mercado de válvulas especiais, que em 2018 suas compras estavam estimadas em 8 bilhões em valvulas especiais.

Outro setor de valvulas esfera, são as  válvulas esferas rotativas, utilizadas no tratamento de fluidos para controle de fluxo. Ela é indicada principalmente para aplicações corrosivas, presentes nos setores químico e farmacêutico, em sistema de tratamento de água, fábricas de processamento de alimentos e tecelagens, indústria de borracha, papel e celulose, petróleo e gás.

 http://www.jefferson.ind.br/conteudos/valvula-esfera.html

Faça um Comentário