Purgador de Vapor : Por que é feita? E quais cuidados devo tomar?

Você está aqui:

O que um purgador de vapor?

Os purgadores de vapor  ou também conhecido como armadilha de vapor tem esse nome devido a sua função, pois normalmente são utilizado em aplicações onde somente o condensado deve ser descarregado de um espaço, sem a possibilidade de vazamento de vapor.

Por que é feita a instalação do Purgador de Vapor?

O vapor é um gás que se forma quando a agua se encontra em temperaturas altas (em ebulição) e sob altas pressões , mas quando seu trabalho de fornecer calor latente é finalizado  o vapor se condensa e com isso se torna condensando.  Em outras palavras, o condensado não possui a mesma capacidade de fornecer o mesmo trabalho que o vapor consegue fazer. E é devido a sendo por tubulações de transporte de vapor ou em trocadores de calor, que ocorre a remoção rápida do condensado.

Cuidados ao instalar seu Purgador de vapor

Para que seja feita a instalação do purgador de vapor é necessário que exista vários cuidados, devido a existência de tubulações horizontais e verticais. Pois a instalação correta do purgador é crucial  e de extrema importância ..O mais indicado para que seja feita a instalação do produto é uma equipe especializada na instalação de equipamentos e dispositivos dentro do segmento. Caso o equipamento seja desproporcional a tubulação, o mecanismo da válvula ira funcionar de uma forma incorreta, e levando ao comprometendo assim a eficiência do purgador e do sistema de vapor. Por isso antes que faça qualquer procedimento referente a instalação de purgadores verifique se realmente o purgador que você está comprando é o adequado para o seu projeto.

Duas das causas mais comuns que leva as falhas dos  purgadores são oversizing e sujeiras .  O Oversizing faz com que as armadilhas trabalhem com uma força muito elevada. E o acúmulo de sujeira, o que é praticamente normal acontecer ,que pode causar entupimento ou impedir que uma válvula feche. Aqui estão algumas indicações gerais de falha no purgador de vapor:

  • sala de aquecimento anormalmente quente
  • o condensado recebeu o vapor de ventilação
  • selo de água da bomba de condensado falhando prematuramente
  • sobreaquecimento ou sobreaquecimento no espaço condicionado

E se o  purgador quebra fechado e não eliminando o condensado ou reduzindo parcialmente o fluxo? O que devo fazer?

Primeiramente você deve fazer algumas verificações .A primeira verificação que deve  ser feita é se esta corretamente dimensionado e corretamente aplicado. A segunda coisa que você deve verificar é se o purgador está corretamente instalado quanto ao sentido de fluxo. A terceira coisa que você também deve verificar é se gá obstrução nos canais de passagem de fluidos e se o disco está na posição correta. E a ultima verificação que você deve fazer é se existe algum entupimento na linha e se a contrapressão não excede á 80%

 

 

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios