QUAL É A DIFERENÇA: VÁLVULAS ESFERA , GAVETA E VÁLVULA DE GLOBO?

Você está aqui:
valvulas globo, gaveta, esfera valvulas globo, gaveta, esfera

26/06/2018

Por Robson Egito

Uma válvula é usada para controlar o fluxo de líquidos e gases. E as válvulas esfera, gaveta e globo são usadas para controlar o fluxo de líquidos. Essas válvulas em todas as formas são usadas para criar cursos de água e fluidos, portanto, é essencial entender as diferenças e seus usos.

VÁLVULA ESFERA                                                   

Válvula de esfera feita de elementos sólidos oferece alta durabilidade e tem a capacidade de funcionar perfeitamente mesmo após longo tempo ocioso. Tem uma esfera feita de latão, aço inoxidável ou latão cromado, embutida no interior do conduíte. No topo da esfera há uma alavanca anexada que pode se mover apenas um quarto de volta. Quando o nível está paralelo ao tubo, a esfera permite que a água flua. Quando a alavanca é perpendicular aos tubos, a esfera sólida bloqueia o fluxo de água. O fluxo de água é controlado movendo a alavanca de 0 a 90 graus em relação ao tubo com o qual ela está conectada. 

Por outro lado, você tem a disposição de fazer a água fluir parcialmente através dos tubos mantendo a alavanca entre 2 limites, mas devido à pressão da água, os tubos de água podem distorcer.

A vantagem deste tipo de válvulas é que você pode facilmente e rapidamente abrir ou fechar. No entanto, a água martela a esfera e as laterais do tubo o tempo todo, exceto quando está totalmente aberta para canalizar a água.

VÁLVULA GLOBO

A válvula globo é uma válvula com base em rodas que, quando ligada, reduz o fluxo de água através de um conjunto de assento de anel estacionário em um corpo esférico. As válvulas globo contêm uma área esférica, separadas em duas metades por uma abertura que forma um assento. Neste assento, um plugue pode ser parafusado, usando a roda que pode controlar o fluxo de água ou pará-lo completamente. 
            
É difícil entender se uma válvula globo está aberta ou fechada, especialmente se estiver parcialmente aberta. Além disso, não pode ser operado sozinho, como no caso da válvula de esfera.

VÁLVULAS GAVETA

As válvulas de gaveta são usadas para controlar o fluxo de líquido e geralmente são operadas girando uma roda e o portão se move para cima e para baixo. Quando a roda é girada para derrubar o portão e alcança a posição mais baixa, bloqueia o fluxo de água. Quando a roda é operada para fazer o oposto, o portão está na posição mais alta e a água pode fluir sem qualquer impedimento. 

É muito fácil perceber qual posição o portão está olhando para as hastes ascendentes, que são parte das válvulas de gaveta. Se as hastes estiverem subindo e visíveis, significa que a válvula de gaveta está aberta e, quando as hastes não estão visíveis, significa que a válvula está fechada.

As válvulas de gaveta permanecem em contato com a água corrente e, portanto, são altamente suscetíveis à corrosão e, posteriormente, tornam-se não funcionais e, finalmente, se quebram. Como é operado lentamente, as chances de martelamento são insignificantes. Deve ser usado em condições abertas ou fechadas, se parcialmente mantido, pode ser danificado pela pressão da água e vibração.

Fonte: http://www.valtorc.com/valve-news/what-s-the-difference-valves-ball-gate-and-globe-valve