Sistema hidráulico : O que é?

Você está aqui:
Sistema Hidráulico Sistema Hidráulico

O que é um sistema hidráulico?

Os sistemas hidráulicos normalmente são encontrados em uma grande variedade de aplicação, desde pequenos processos de montagem até procedimentos integradas de fabricas de aço e papel A principal função da hidráulica é permitir que faça um trabalho significativo com apenas um investimento mínimo em ligações mecânica através da aplicação da lei de Pascal.

“A pressão aplicada a um fluido confinado em qualquer ponto é transmitida sem redução por todo o fluido em todas as direções e atua sobre todas as partes do vaso confinante em ângulo reto com suas superfícies interiores e igualmente em áreas iguais”

Os componentes do sistema hidráulico

Os principais componentes que constroem um sistema hidráulico são o reservatório, a bomba, as válvulas e os atuadores.

Reservatório
O objetivo principal do  reservatório hidráulico é reter um volume de fluido, transferir calor do sistema, permitir a contaminação de sólidos e assim tornando mais fácil  a liberação de ar e a  umidade do fluido.

Bomba
A função da bomba hidráulica transformar  a  energia mecânica em energia hidráulica. Isso é feito pelo movimento do fluido, que é o meio de transmissão. Em relação a bomba, não exite apenas um tipo de bomba e sim vários tipos de bombas hidráulicas, incluindo engrenagem, palheta e pistão. Todos os tipos de bomba possuem vários subtipos diferentes destinador a aplicações especificas, como uma bomba de pistão de eixo dobrado ou uma bomba de palhetas de deslocamento variável.  As bombas hidráulicas funcionam com o mesmo princípio (Deslocamento  do volume de fluido contra uma carga ou pressão resistente)

Válvulas
As válvulas hidráulicas tem a função de ser utilizadas em um sistema para abrir, parar e direcionar o fluxo de fluido. As válvulas hidráulicas são compostas de buchas ou bobinas e podem ser acionadas por meios pneumáticos, hidráulicos, elétricos, manuais ou mecânicos.

Atuadores
Os atuadores hidráulicos são o resultado final da lei de Pascal. É aqui que a energia hidráulica é convertida novamente em energia mecânica. Isso pode ser feito através do uso de um cilindro hidráulico que converte energia hidráulica em movimento e trabalho linear, ou um motor hidráulico que converte energia hidráulica em movimento e trabalho rotativo. Como nas bombas hidráulicas, os cilindros hidráulicos e os motores hidráulicos têm vários subtipos diferentes, cada um destinado a aplicações de projeto específicas.

reto com suas superfícies interiores e igualmente em áreas iguais”

Vantagens do sistema hidráulico

Todo sistema tem seus próprias vantagens e desvantagens. Ele pode ser escolhido dependendo do aplicativo que deseja executar. Como citado a cima, os sistemas hidráulicos são amplamente utilizados, pois com o sistema hidráulico porque pode efetivamente transferir energia para locais remotos com menos peças móveis e alta eficiência. Suas principais vantagens são :

  • Os sistemas hidráulicos são fáceis de controlar e precisos. Porque, um operador de sistema pode facilmente iniciar, parar, acelerar e desacelerar o sistema usando alavancas e botões simples.
  • Os sistemas hidráulicos são mais simples e fáceis de manter, porque usam menos peças móveis.
  • Esses sistemas não causam faíscas. Portanto, esses sistemas são seguros para uso em plantas e minas químicas.
  • Somente sistemas hidráulicos podem fornecer torque ou força constantes, independentemente das mudanças de velocidade.
  • Os sistemas hidráulicos têm a capacidade de manter a viscosidade da aero navegabilidade, a densidade e a temperatura do fluido em um ambiente muito quente.
  • O uso da energia hidráulica pode ser transmitido através de linhas flexíveis e variáveis.
  • A quantidade de força no sistema de acionamento pode ser ajustada com a multiplicação de força. 
  • Os componentes hidráulicos permitem variações de velocidade micrométricas.
  • Minimize ruídos indesejáveis.
  • Fácil de detectar vazamentos de um sistema hidráulico.
  • Uma grande quantidade de energia pode ser transmitida através do sistema hidráulico usando pequenas mangueiras e tubos flexíveis.

Sistema Hidráulico X Sistema Pneumático

As principais vantagens do uso desse sistema é sua performance estável e constante, suportando forcas altas e diferentes velocidades por muito tempo.   Com esse diferencial ela permite que a precisão de operação,  relativamente menor o acionamento comparado aos motores elétricos porem maior que os pistões pneumáticos. Mas as suas desvantagens comparado ao Sistema pneumático é devido a sua lentidão e também por maior exigência de uma fonte de energia mais cara para o funcionamento.  

Ao contrario do sistema hidráulico, o sistema pneumático utiliza o ar comprimido para o seu funcionamento. Com isso, seu acionamento é rápido, permitindo o funcionamento em altas velocidades. E também o sistema pneumático possui uma manutenção que é considerada relativamente mais baixa. Porem a desvantagens comparada ao sistema hidráulico é por entregar precisão pouco apurada, devido ao uso do ar comprimido. Além disso, a força que é exercida é menor quando comparada ao sistema hidráulico e está sujeito a vibrações.

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios