Tecnologia laser garante eficiência sustentável para a indústria têxtil

Você está aqui:
Imagem retirada de http://www.gobbitextil.com.br/novosite/index.php/3/ Imagem retirada de http://www.gobbitextil.com.br/novosite/index.php/3/

06/04/2015

Maquinário mais eficiente e menos agressivo ao meio ambiente é uma tendência na indústria têxtil, que recorre à tecnologia laser para chegar a uma produção menos poluente e que minimize os impactos ambientais, porém sem perder a competitividade de mercado e a produtividade. Em antecipação a essa necessidade de mercado, a Automatisa (www.automatisa.com.br), líder nacional no desenvolvimento, fabricação, comercialização e pós-vendas técnico de equipamentos digitais a laser de pequena e média potência, desenvolveu a Mira 3E, alinhada às demandas de redução de consumo de água e emprego de produtos químicos. Vantagens como essas serão demonstradas durante a Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil, que acontece entre os dias 07 e 10 de abril, em São Paulo.
 
Além da Mira 3E, capaz de gravar e texturizar tecidos dependendo apenas de imagens feitas no computador, a Automatisa vai expor outros equipamentos inovadores, sustentáveis e com flexibilidade de produção. Uma delas é a Vista especialmente desenvolvida para corte e meio-corte a laser de materiais em rolo como etiquetas tecidas, bordadas e adesivas. Já a ID Laser Eco Fiber, com design compacto e alta durabilidade, identifica e codifica por laser uma vasta gama de produtos. “O uso do laser torna os processos de lavanderia na confecção mais rápidos e humanizados, reduz pela metade o consumo de água, além dispensar o uso de produtos químicos”, comenta Joana de Jesus, diretora comercial da Automatisa.
 
Para a diretora, o evento estimula o setor a pensar em alternativas eficazes para incrementar a produção. “O laser viabiliza o diferencial qualitativo do produto final do cliente, mas não significa o encarecimento da manufatura e agrega valor”, destaca. Além disso, por serem produzidas no Brasil, as máquinas contam com facilidade de financiamento. “Nossas soluções são adequadas e competitivas graças às infinitas opções de corte e gravação digital a laser. Nossos produtos são 100% nacionais, com assistência técnica brasileira e com a vantagem de contar com o acesso a linhas de crédito exclusivas de pagamento, como o FINAME (Financiamento de máquinas e equipamentos) e o Cartão BNDES”, afirma.

Fonte: Segs, escrita por Denyse Orso Salvati