Válvula de Segurança

Você está aqui:
Válvula de Segurança Válvula de Segurança

O que é Válvula de Segurança

A Válvula de Segurança foi desenvolvida e projetada para trabalhar em sistemas que podem resultar em aumento de pressão e em falha no funcionamento de processos ou válvulas de controle. As Valvulas de Segurança são os dispositivos mais apropriados para eliminar os riscos de excesso de pressão nos Sistemas e instalações industriais. A Válvula de Segurança da Jefferson é um dispositivo automático do tipo "pop Action" para alivio de pressão, que se caracteriza pela abertura total e imediata nos momentos de solicitação. A Válvula de Segurança trabalha com água, vapor saturado, superaquecidos, ar comprimido e outros fluidos, proporcionando os melhores requisitos de ação de disparo e capacidade de descarga. A fim de assegurar a eficiência de seu desempenho, a Jefferson Engenharia projetou para suas valvulas de segurança 2 lacres de segurança que impedem quaisquer alterações na regulagem executada na fábrica ou no próprio local de trabalho. A Válvula de Segurança da Jefferson tem 18 meses de garantia, obedecendo ás Normas ABNT, ASME e ISO. E oferece a segurança da qualidade Jefferson para uma ampla série de aplicações na Indústria. 

OBJETIVO E FUNÇÃO DAS VÁLVULAS DE SEGURANÇA

 O objetivo principal de uma válvula de segurança é a proteção da vida, propriedade e meio ambiente. Uma válvula de segurança é projetada para abrir e aliviar o excesso de pressão de vasos ou equipamentos e para religar e evitar a liberação adicional de fluido após as condições normais terem sido restauradas.

Uma válvula de segurança é um dispositivo de segurança e, em muitos casos, a última linha de defesa. É importante garantir que a válvula de segurança seja capaz de operar em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Uma válvula de segurança não é uma válvula de processo ou regulador de pressão e não deve ser mal utilizada como tal. Deve ter que operar apenas para uma finalidade: proteção contra sobrepressão.

 RAZÕES PARA A PRESSÃO DE EXCESSO EM UMA EMBARCAÇÃO

 Há uma série de razões pelas quais a pressão em uma embarcação ou sistema pode exceder um limite predeterminado. Padrão de API 521 / ISO 23251 Sect. 4 fornece uma diretriz detalhada sobre as causas da sobrepressão. Os mais comuns são:

  • Descarga bloqueada
  • Exposição ao fogo externo, muitas vezes referida como "Fire Case"
  • Expansão térmica
  • Reação química
  • Ruptura do tubo do trocador de calor
  • Falha no sistema de refrigeração 

Cada um dos eventos listados acima pode ocorrer individualmente e separadamente do outro. Eles também podem ocorrer simultaneamente. Cada causa de sobrepressão também irá criar um fluxo de massa ou volume diferente para ser descarregada, e. pequeno fluxo de massa para expansão térmica e grande fluxo de massa em caso de reação química. É responsabilidade do usuário determinar o pior cenário possível para o dimensionamento e a seleção de um dispositivo de alívio de pressão adequado.

PRINCIPAIS TIPOS DE VÁLVULAS DE SEGURANÇA E SUA FUNÇÃO

 Existem dois tipos principais de válvulas de segurança: válvulas de segurança com mola e válvulas de segurança operadas por piloto. Para saber mais sobre sua função, consulte nossa equipe tecnica,  segue desenho de cada modelo:

Válvula de segurança com mola

Válvula de segurança com mola

Válvula de segurança operada por piloto

Válvula de segurança operada por piloto

 

Como dimensionar uma Válvula de Segurança

Para dimensionar a Válvula de Segurança será necessario trabalhar com os seguintes fatores:

  • Pressão de Ajuste em Kg/cm²
  • Capacidade ou vazão requerida em Kg/h para vapor, ou Nm³/h para ar comprimido
  • Temperatura de superaquecimento para vapor superaquecido

O procedimento de leitura começa na primeira coluna da tabela 1. Descendo até a linha da pressão de ajuste requerida, vai-se da esquerda para a direita até encontrar uma capacidade igual ou imediatamente maior que a determinada. depois, subindo diretamente até a primeira linha, obtem-se a bitola da Valvula de Segurança.

Exemplo de Dimensionamento da Válvula de Segurança

As valvulas de segurança são necessárias em qualquer situação de risco de aumento de pressão que possa ocorrer, protegendo contra aumentos de pressão e atendendendo a todos os processos;O exemplo a seguinte mostra como dimensionar uma valvula de seguranca que opera com vapor saturado, supondo para isto os valores:

  • Pressão de ajuste 4,0 kg/cm²(manom.)
  • Vazão 1400 Kg/h 

Descendo na primeira coluna da tabela 1 até a decima linha, encontra-se o valor de 4,0 Kg/cm² para a pressão de ajuste. Em seguida, acompanhando esta linha da esquerda para direita até obter uma capacidade igual ou imediatamente superior à vazão requerida, chega-se ao valor 1597 kg/h. finalmente, subindo nesta coluna até a primeira linha, obtem-se a bitola procurada, que é DN 50 ou 2". Para os elementos água e ar comprimido, a mesma sistematica deve ser utilizada. (baixar tabela em downloads)  

O maior benefício de uma Valvula de Segurança é garantir a segurança operacional, produção contínua e eficiente, protegendo assim a lucratividade.

Saiba mais sobre Válvula de Segurança

  • A norma ASME estabelece que é obrigatorio o uso de valvula de segurança após estaçoes redutoras de pressão.
  • Até o momento da instalação, as válvulas de Segurança devem ser conservadas com os bocais tamonados, em ambientes livres de poeira ou contaminação.
  • Após a instalação da Valvula de Segurança é indispensavel que se proceda a uma inspeção visual cuidadosa, seguida dos testes de aferição da pressão de ajuste.  

Especificações - Válvulas de Segurança

Aplicações Tubulações, vasos de pressões, compressores e acumuladores, aplicações gerais em sistemas industriais.
Diâmetro de 1/2” a 10
Conexões Rosca NPT/BSP/SW/Flange
Corpo Aço Carbono/Aço Inox/Ferro Nodular
Pressões de ajuste de 0,3 a 414 bar
Temperatura máxima 550°C

Downloads

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios