Válvula Pneumática : Os principais tipos e funções .

Você está aqui:
Válvula pneumática Válvula pneumática

A válvula pneumática é constituída por uma serie de componentes que são responsáveis pelo controle da pressão, taxa e também a quantidade de ar a medida que ela se move através de um sistema pneumático. Sistemas pneumáticos m que dependem da força do ar comprimido para que transmita energia, e podem ser encontrados em várias aplicações industriais desde ferramentas pneumáticas de pressão até motores a diesel. Entre uma determinada aplicação do tipo de sistema pneumático usado um dos vários tipos de válvulas pneumáticas que podem ser encontradas no coração.Válvulas de controle direcional funcional, responsável por controlar a direção do fluxo de ar ou inibem o fluxo em conjunto, são uma grande classe de válvulas pneumáticas que abriga várias variantes.

Os principais tipos e funções das válvulas Pneumáticas.

Válvulas pneumáticas limitadoras de pressão:  O tipo de válvula pneumática limitadora de pressão possui a função de  limitar a pressão a partir de um ponto específico do sistema pneumático, devido, a muitas vezes, em alguns pontos do sistema pneumático, a função que é exigida a uma pressão do ar comprimido é menor do que a pressão integral gerada pelo compressor de ar. Com isso garante um trabalho com maior eficiência  e as válvulas pneumáticas limitadores de pressão também garante uma maior economia na e uma depreciação mais lenta dos equipamentos ligados a rede de ar.

 

  • Válvulas pneumáticas direcionais : A válvula direcional tem como função direcionar o ar comprimido por diferentes lugares de acordo com a posição de sua chave interna. Com as válvulas pneumáticas direcionais permite de maneira mais fácil trabalhar com sistemas complexos.  

 

  • Válvulas pneumáticas solenoide: A válvula pneumática solenoide tem o principio eletromagnético do solenoide para controlar uma haste com uma extremidade de metal que reage ao campo magnético da bobina de fio condutor quando energizado. Ela pode também ser combinadas com válvulas direcionais permitindo o desenvolvimento de sistemas pneumáticos com maior eficiência.

 

  • Válvulas de retenção Com esse tipo de válvula pneumática  a eficiência é muito maior e impede que o ar ou qualquer outro tipo de gás faca o caminho contrario ao fluxo. Esse tipo de válvula possui um sentido único, e as características da válvula é devido a sua grande eficiência de extrema importância, pois quando é preciso produzir um vácuo em alguma câmara devidamente selada e possuindo apenas um orifício que é conectado a válvula. Com essa conexão temos  uma bomba a vácuo  (Uma bomba pneumática que trabalha negativamente). Quando a bomba é ligada a sucção do ar puxa para trás o pino de vedação da válvula, que pressiona no sentido contrario (fechando a válvula) e quando a válvula se encontra aberta a boba retira o ar de dentro da câmara, ao fazer o desligamento da bomba, o pino volta naturalmente a posição de fechamento da válvula e assim mantendo o vácuo na câmara.

Fluxo de ar requerido da válvula pneumática:

A outra variável para seleção da válvula pneumática é o tamanho, as roscas da válvula. Quanto maior a válvula, maior o fluxo de ar que conseguirá passar por ela e consequentemente o ar ira mais rápido para o cilindro, fazendo esse atuar mais rapidamente.

 

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios