Válvula Pneumática

Você está aqui:
Válvula Pneumatica Válvula Pneumatica

Válvula Pneumática - Para que serve?

Válvula Pneumática ou Válvula Direcional, faz parte de um conjunto de automação de um processo eletropneumático ou pneumático. A Válvula Pneumática tem como função controlar a direção, pressão e/ou vazão do ar comprimido, para movimentar ou acionar um cilindro, um atuador ou outros mecanismos da automação de equipamentos.
As Válvulas Pneumáticas são conhecidas pelo controle direcional de 2, 3, 4 ou 5 vias, reguladores de vazão ou pressão e de bloqueio com diversos tipos de atuadores.

A Jefferson Engenharia também oferece válvulas para outros fluidos como: água, óleo, vapor, ácidos, etc.

Como a Válvula Pneumática trabalha?

A "Válvula Pneumática" pode Trabalhar Isoladamente ou em um conjunto de válvulas, instaladas em  bloco manifold. Esse Manifold pode ser montado no painel com outros elementos de controle, normalmente circuitos ligados em CLP. A Válvula Pneumática montada em conjunto num bloco traz economia de espaço e diminui o tempo em instalações, contendo uma única entrada de ar e mesma  saida dos  escapes das Válvulas Pneumáticas

Qual a diferença da Válvula Pneumática e Válvula Solenóide?

A Válvula Pneumática é diferente da Válvula Solenóide de processo, pois a Válvula Pneumática é um tipo de solenóide eletro-mecânico que quando energizado por eletricidade, abre uma válvula sob uma pressão de ar positiva ou negativa, acionando o cilindro ou atuador sob algum nível de pressão. Já a Válvula Solenóide, em geral utiliza o processo de indução elétrica, composto de um enrolamento de fio em torno de um eixo móvel, que ao ser energizado permite a passagem do fluido podendo trabalhar com diversos tipos de fluidos. 

Os tipos de solenóides usados em sistemas eletro-mecânicos variam muito, dependendo das necessidades do sistema. Uma válvula pneumática solenóide pode controlar múltiplas portas de entradas e de saídas com complexidades, que vão até um sistema de válvula de ar de 5/3 vias.

Uma válvula solenóide pneumática 5/3 vias tem duas portas de escape (onde o gás ou líquido são regulados à medida que extravasam), 2 portas de alimentação (que servem como atuadores para o sistema) e uma porta de fornecimento de gás de admissão ou de pressão do fluido.

No entanto, a maioria dos solenóides pneumáticos são construídos em um projeto 3/2 vias, com uma porta de entrada, uma de saída e uma porta piloto, que serve como um mecanismo de deslocamento para abrir ou fechar totalmente o sistema.

Dependendo das necessidades da máquina a válvula solenóide pneumática é desenhada com um estado latente normalmente aberto (NO) ou normalmente fechado (NC), que mantém a pressão quando a energia não está sendo aplicada nela.

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios