Válvulas de segurança - proteção segura contra sobrepressão

Você está aqui:

18/09/2018

As válvulas de segurança protegem os sistemas, as pessoas e o ambiente contra a sobrepressão inaceitável. Eles são dispositivos de proteção que são a última salvaguarda em casos onde outras unidades de controle, operação e monitoramento já falharam. Portanto, a válvula de segurança deve funcionar em todos os momentos e em todas as circunstâncias. 

Quando a válvula de segurança se abre, o excesso de pressão é liberado. Uma vez que as condições normais de operação sejam restauradas, a válvula de segurança fecha para evitar mais perda de mídia. 

A sobrepressão tem muitas razões 

A pressão em um vaso ou sistema pode exceder a pressão máxima permitida por várias razões, como expansão térmica, reações químicas, incêndio ou falha de um sistema de resfriamento. Cada um desses incidentes pode ocorrer individualmente e separadamente ou simultaneamente. Para o operador da planta, isso significa que cada caso de sobrepressão causa diferentes fluxos de massa e volume que devem ser dissipados, por exemplo, menores fluxos de massa durante a expansão térmica e maiores fluxos de massa no caso de reações químicas. 

Válvulas de segurança e sua operação 

Existem dois tipos de válvulas de segurança: válvulas de segurança com mola e válvulas de segurança operadas por piloto. 

Em uma válvula de segurança com mola, a força de fechamento é gerada por uma mola espiral. A pressão de ajuste é ajustada pré-tensionando esta mola com o parafuso de pressão. Em caso de sobrepressão inadmissível, a válvula de segurança abre de acordo. 

Válvulas de segurança operadas por piloto (POSV) usam a pressão do sistema para gerar a força de fechamento. A chamada área do domo, que atua na direção de fechamento, é maior que a área do assento do POSV. A força na direção de fechamento é correspondente a essa relação de área maior que a força na direção de abertura. Se a válvula piloto responder, a pressão na cúpula é liberada e a POSV se abre.

Entre em contato com nosso vendedor: